Um Grande Artista

Alberto da Veiga Guignard nasceu em Nova Friburgo, RJ, em 1896 e morreu em Belo Horizonte, em 1962. Velado no Palácio da Liberdade, seu corpo foi sepultado no Cemitério de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, cidade à qual dedicou grande parte de sua vida e obra.

Guignard estudou na Europa e, na década de 30, atuou intensamente no Rio de Janeiro. Em 1944, convidado pelo então prefeito Juscelino Kubitschek, criou, em Belo Horizonte, a Escola que hoje tem o seu nome e pertence ao Governo do Estado.

Mudou, assim, as perspectivas da criação artística em Minas.

É considerado um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século XX. Encantado pela paisagem das cidades históricas de Minas, especialmente Ouro Preto, mitificou o tema numa obra que se impôs ao respeito e à admiração do Brasil.


 
 
Consulte o banco de dados das obras inventariadas em Belo Horizonte e Ouro Preto.
Veja Todas

Ação Educativa
O Museu Guignard oferece programas especiais sobre a obra do artista: exposições temporárias, oficinas e visitas orientadas.

Associação de Amigos
Junte-se ao time de colaboradores do Museu. Participe das ações e atividades realizadas na Casa. Ajude a divulgar a arte do “Rei Guignard”.